Chegaram ao Cartaxo as Vacinas Covid-19

Publicado em 17 Fev 2021
Comment: Off

O Centro de Saúde do Cartaxo recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19 que são administradas à população do concelho a partir desta, quarta-feira, dia 17 de fevereiro. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, na reunião de executivo que decorreu ontem, dia 15 de fevereiro.

 O autarca lembrou que o Plano de Vacinação contra a Covid-19 previa o início da vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos portadoras de patologias específicas, durante o mês de fevereiro.

 Câmara Municipal e juntas de freguesia disponibilizam apoio à autoridade de saúde local

Pedro Magalhães Ribeiro informou o executivo que a Câmara Municipal disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo para “que o processo de vacinação possa decorrer em segurança e com o maior conforto possível quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde”.

O autarca explicou que o ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria), decidiu manter o Centro de Saúde do Cartaxo, como centro de vacinação, o que será necessário por razões técnicas inerentes ao processo.

Não sendo possível, usar outro espaço, “a Câmara Municipal, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil vai colocar tendas junto ao Centro de Saúde, para minimizar o desconforto de quem tiver de aguardar para receber a vacina”, afirmou o autarca, que manifestou especial preocupação “por serem pessoas maiores de 80 anos, ou sendo maiores de 50, terão situações de saúde já fragilizadas”.

A Câmara Municipal do Cartaxo, tal como disponibilizou recursos humanos de diversas áreas para realizar inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profilático, também “já colocou os seus recursos humanos à disposição da autoridade de saúde, para a realização dos contactos com os utentes”, informou o presidente da Câmara Municipal, no que “fomos, desde o primeiro momento, acompanhados pelas juntas de freguesia que pela sua proximidade à população poderiam ter um papel muito importante na identificação das pessoas”.

 O ACES Lezíria informou a autarquia que os contactos com os utentes seriam efetuados pelas unidades de saúde familiar (USF) e pela Unidade de cuidados de saúde Personalizados(UCSP), por razões que também se prendem com o processo administrativo inerente ao Plano de Vacinação.

 A Câmara Municipal apela aos utentes que possam não ter a sua informação de contacto atualizada, que o façam junto da Unidade de saúde Familiar em que estiverem inscritos – USF D. Sancho I – 243 700 810 e USF Cartaxo Terra Viva 243 700 650.

Noticias relacionadas