Atualidade Saúde Ana Mesquita Fevereiro 8, 2022 (Comments off) (201)

CHMT abre consulta de Cardio-Oncologia

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai passar a disponibilizar a nova valência de Consulta de Cardio-Oncologia, a partir de 21 de fevereiro, e tem como público-alvo os doentes oncológicos com potenciais complicações cardíacas associadas aos tratamentos realizados contra o cancro.

A consulta de Cardio-Oncologia do CHMT parte desta realidade. Pretende-se, com esta nova valência, prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos, permitindo que estes possam realizar os tratamentos oncológicos prescritos com a maior segurança, minimizando o impacto dos efeitos adversos e otimizando os resultados da terapêutica. Uma monitorização adequada em sede de Cardio-Oncologia vai permitir identificar e corrigir precocemente complicações que possam surgir, promover uma terapêutica oncológica completa, aumentar a probabilidade de cura e, paralelamente, melhorar a qualidade de vida.

Segundo David Durão, diretor do Serviço de Cardiologia do CHMT, “os doentes oncológicos têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, porque algumas terapêuticas oncológicas são potencialmente cardiotóxicas, apesar de cada vez mais eficazes no tratamento do cancro. Há cada vez mais doentes oncológicos com problemas cardíacos e torna-se evidente a pertinência desta valência, que permite uma abordagem transversal que atua precocemente para evitar complicações cardíacas que, sem adequada monitorização, podem comprometer a qualidade de vida dos doentes oncológicos”.