Saúde Ana Mesquita Maio 31, 2022 (Comments off) (128)

CHMT reforça aposta na humanização do nascimento

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai passar a disponibilizar às grávidas e futuros pais, a partir de 7 de junho, um inovador curso de preparação para o nascimento e parentalidade – o Método GentleBirth

Esta metodologia reúne conhecimentos de Obstetrícia, Neurociência e Psicologia, que são apresentados de uma forma inédita e muito esclarecedora por profissionais de saúde especializados do CHMT. Este curso, realizado semanalmente em Abrantes, onde se localiza a Maternidade do CHMT, disponibiliza ainda uma app de telemóvel que envolve várias práticas de preparação mental, que complementam a formação presencial oferecida às grávidas e seus/suas acompanhantes. 

Desenvolvido em 2006, o método GentleBirth nasceu do conhecimento científico da parteira irlandesa Tracy Donegan. Este método alia ferramentas e conteúdos da psicologia do desporto, terapia cognitiva comportamental, fisiologia do parto, mindfulness e hipnose, para preparar a mulher para tudo aquilo que nossa cultura trata como amedrontador no ato de parir – dores, nervosismo, acontecimentos imprevisíveis e até a necessidade de realizar uma cesariana.  

Através da aplicação móvel, as grávidas dispõem de ferramentas para dormir melhor durante a gravidez, técnicas para estimular o vínculo com o recém-nascido, e vários temas que exigem uma maior resiliência da grávida e futura mãe: como a depressão pós-parto ou até a perda gestacional.