Atualidade Sociedade Joaquim Palmela Dezembro 13, 2021 (Comments off) (214)

CIJVS assinala os 125 anos do Teatro Taborda

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou no, dia 04 de dezembro, os 125 anos do Teatro Taborda, na sua Assembleia de Investigadores nº157.

Esta iniciativa, realizada no  Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano, contou com a presença de João Leite, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, que referiu a intenção da autarquia “em fazer um investimento necessário para que este Teatro possa servir ainda mais a população”, evidenciando que “Santarém tem um património material e imaterial muito valioso e que é importante divulgar cada vez mais este património para que possamos ter uma sociedade com mais cultura”.

Nesta sessão comemorativa, foi proferida a comunicação “A História do Teatro Taborda – CXXV Aniversário / A expansão e afirmação do Movimento Republicano em Santarém (1895-1912)”, por Luísa Barbosa.

O Teatro Taborda foi fundado, em 1895, por um grupo de amantes e amadores do teatro, em Santarém e, que aos poucos transformaram um picadeiro pré-existente, num espaço ao qual se atribuiu o nome do ator Taborda.

Desde essa altura que este espaço marcou e marca a formação cultural da cidade de Santarém, incentivando músicos, artistas e escritores, para a composição musical, para teatro e também para orquestra, a criação teatral, em todas as suas vertentes e, mesmo, a dramaturgia e a poesia.

A sessão contou ainda com um momento de poesia – “Tributo ao Poeta Popular, António Aleixo”, pelo Veto Teatro Oficina e um de dança – “Uma pulsão modernista do Ballet no Círculo Cultural Scalabitano”, pela Academia de Dança do Círculo.