Atualidade Política Joaquim Palmela Maio 27, 2022 (Comments off) (191)

CIMLT assina declaração sobre alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) foi uma das entidades que assinou a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, numa cerimónia que decorreu no Centro de Interpretação do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

Este documento visa colher o compromisso de todas as entidades envolvidas na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a melhoria da eficiência hídrica e energética, e com a redução da vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas. As novas medidas a implementar têm como objetivo assegurar o cumprimento do direito humano à água e saneamento para as gerações vindouras.

Para além da CIMLT, subscreveram a Declaração vários municípios e inúmeras entidades gestoras, em resposta ao desafio lançado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, no sentido desta entidade fornecer informações e ferramentas para que possam melhorar os modelos e a capacidade de resposta e de adaptação aos efeitos das alterações climáticas.