Atualidade Política A Redação Novembro 12, 2022 (Comments off) (202)

CIMLT quer municípios a poupar água e luz

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) aprovou um documento com as medidas a implementar pelos onze municípios que a integram para a redução dos consumos de energia e água.

Medidas como o ajuste dos horários de funcionamento da iluminação pública e dos níveis de iluminação, a substituição gradual da iluminação interior pública por iluminação de tecnologia LED de alto desempenho energético, entre outras, são algumas das medidas apontadas.

Para a poupança de água, a CIMLT quer que os municípios implementem a redução do tempo de água corrente e adequação da temperatura da água do sistema de aquecimento à estação do ano, a redução da quantidade de água utilizada na lavagem de pavimentos, do número de lavagens de veículos, do consumo de água nos sanitários, ou que, sempre que possível, seja utilizada “água residual devidamente tratada em Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Também é pedida a redução do desperdício de água na rega de espaços exteriores, aproveitamento, sempre que possível, de águas pluviais ou de outras proveniências para regas e lavagens e promoção da plantação de espécies com baixa necessidade de rega.