Saúde Ana Mesquita Março 2, 2022 (Comments off) (360)

Consulta da Diabetes do Hospital de Santarém faz 30 anos

A Consulta de Diabetes do Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz este mês 30 anos e surgiu da necessidade de seguimento do doente diabético de forma sistematizada por uma equipa especializada e diferenciada na área. Atualmente, são seguidos regularmente 1.300 doentes.

Os doentes da consulta incluem predominantemente diabéticos tipo 1 e tipo 2 insulinotratados, com graves complicações, particularmente os que apresentam envolvimento órgão-alvo, com complicações oftalmológicas, nefrológicas, cardiológicas e neurológicas. 

“Foram 30 anos de muito trabalho e dedicação, pautados por atualização e diferenciação crescentes de toda a equipa”, afirma Cristina Esteves, coordenadora do Núcleo de Diabetes do HDS, adiantando que, no futuro, e após um período de pandemia, é objetivo retomar a investigação com participação em ensaios clínicos, manter a atividade formativa com cursos e palestras dirigidas a médicos e enfermeiros, privilegiando os dirigidos a Internos em formação, quer do Hospital, quer dos Cuidados primários de Saúde.

A equipa do Núcleo de Diabetes é atualmente constituída por seis assistentes hospitalares e dois enfermeiros dedicados à área, dois nutricionistas e uma podologista. Do corpo clínico inicial, além das médicas Cristina Esteves e Cristina Santos, mantém-se, também, em funções o nutricionista Santo Amaro.