Saúde Ana Mesquita Abril 6, 2022 (Comments off) (189)

Diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT recebe Medalha de Mérito

A Diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT (Centro Hospitalar do Médio Tejo), Ana Vila Lobos, foi distinguida pela Ordem dos Médicos (OM) com uma Medalha de Mérito pela sua carreira ao serviço do SNS.

A homenagem foi atribuída a Ana Vila Lobos e 17 médicos que, na avaliação da OM, contribuíram forma relevante para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral.  

No rescaldo da homenagem, a Diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT quis deixar uma mensagem de gratidão: “Este caminho só foi possível porque comigo estiveram muitos profissionais de saúde de todas as áreas e a quem presto aqui a minha homenagem. Esta medalha também é deles!”, afirmou. 

A médica iniciou o seu percurso no CHMT em 2016, tendo integrado o Conselho de Administração da instituição de fevereiro de 2020 a abril de 2021, assumindo o cargo de Diretora Clínica no auge da pandemia de COVID-19. 

O seu papel na prestação de cuidados de saúde de excelência à população residente na região do Médio Tejo tem sido central e determinante. Para além da intensa atividade desenvolvida no CHMT, Ana Vila Lobos desenvolveu uma ligação privilegiada aos Cuidados de Saúde Primários – da qual os Protocolos de Teleconsulta de Nefrologia e Consulta de Nefrologia na Comunidade firmados com o ACES Lezíria são exemplo. 

No início de 2022, a Diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT foi promotora do protocolo de articulação firmado entre o CHMT e o Hospital Distrital de Santarém (HDS), através do qual o quadro médico de Nefrologia do CHMT passou a assegurar o acompanhamento dos doentes renais crónicos de Santarém, realizando as consultas da especialidade de Nefrologia nas próprias instalações do HDS, o que já permitiu que cerca de uma centena de doentes renais crónicos do HDS, que tinham o seu acompanhamento assegurado através de um protocolo com o Hospital de Santa Maria/ Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN), passassem a ter uma continuidade de cuidados de saúde diferenciados de excelência, numa lógica de proximidade, sem a necessidade de qualquer deslocação.