Doentes do Hospital de Santarém falam com os familiares

Não é fácil estar internado num hospital em época de pandemia, em que os doentes se veem privados de receber visitas. Sensíveis a esta realidade, enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém (HDS) começaram a fazer videochamadas entre os doentes e familiares.

Em declarações, Isilda Ferreira, enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/ Unidade 2, destaca que “é importante oferecer este serviço a doentes internados, sobretudo os mais idosos que não têm facilidade no acesso às novas tecnologias”. Afirma ainda que esta possibilidade de utilização das tecnologias permite “um ambiente mais humanizado, bem como poderá ser tranquilizador com esta proximidade que se obtém através das tecnologias por videochamada”.

“Desejamos e tentaremos continuar a proporcionar este tipo de comunicação online entre os doentes e os seus familiares”, acrescenta

A enfermeira refere ainda que “esta comunicação digital poderá ser menos eficiente para o doente em situações que está mais prostrado”, contudo, considera que para a família é importante, pois permite que a mesma possa acompanhar o evoluir da situação do seu familiar”.

Por seu lado, Graça Lanhoso, enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/Unidade 1, realça que “numa altura como a que vivemos, em que os doentes internados não conseguem ver os seus familiares, é muito importante desenvolver iniciativas como esta.”

Até agora, estas visitas “virtuais” têm sido realizadas via Facebook, quando estão reunidas as condições, ou seja, quando enfermeiros e familiares estão disponíveis. No futuro, o desejo é poder desenvolver este projeto de forma mais alargada, eventualmente com um horário marcado.

Noticias relacionadas

Deixe um Comentario

*