Economia Ana Mesquita Fevereiro 4, 2022 (Comments off) (403)

DRAP agiliza serviços em balcão online

​​​No Balcão de Serviços DRAPonline​, portal que identifica e carateriza todos os serviços prestados pelas cinco Direções Regionais de Agricultura e Pescas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), é lançada uma nova forma de submissão de vários pedidos de serviços, mais ágil, mais fácil, mais rápida.​

Recorde-se que o Balcão de Serviços DRAPonline é uma plataforma digital, através da qual os cidadãos e empresas podem aceder, num único local, a várias informações e serviços das cinco Direções Regionais de Agricultura e Pescas.

Nesta fase, o Balcão de Serviços disponibiliza uma nova forma de solicitar a qualquer DRAP um conjunto de serviços, designadamente, pedidos de emissão de cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, pedidos de emissão de cartão de operador de produtos fitofarmacêuticos, incluindo 2ªas vias ou renovações, e, ainda, uma funcionalidade que permite a submissão de pedidos de informação a qualquer DRAP, permitindo a interação, de forma rápida, prática e permanente, para a colocação de questões, solicitação de informação e esclarecimentos diversos.

Para utilizadores registados, é possível submeter, acompanhar e receber a documentação de forma digital e automatizada. Na sua área reservada, o cidadão acompanha todo o processo, notificações, documentação trocada, comunicações e prazos, desde o pedido inicial até à resposta final e conclusão. Nesta área, encontra ainda todos os processos em que interagiu, independentemente da fase em que se encontram.

Utilizadores registados no portal e também visitantes podem, na página principal, na opção Pedido de Informação/Atendimento, submeter qualquer pedido de informação a qualquer uma das cinco Direções Regionais.  

Desenhado como uma plataforma evolutiva, o Balcão de Serviços DRAPonline está preparado para ganhar novas funcionalidades, novos processos e serviços desmaterializados, informação relevante e disponível, garantindo permanente acessibilidade, atualidade e usabilidade.     

Encontra o Balcão permanentemente disponível num ponto de acesso único para todo o país, em draponline.gov.pt. O acesso pode também fazer-se através do Portal da Agricultura, em agricultura.gov.pt/.​