Saúde Joaquim Palmela Junho 17, 2022 (Comments off) (165)

E depois do AVC ?

Grupo de Ajuda Mútua para sobreviventes

Inicia-se agora também em Leiria, com o apoio do Câmara Municipal e do Mercado de Sant’Ana, uma iniciativa da associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, já disseminada de norte a sul do país e ilhas: grupos que reúnem pessoas que têm em comum o facto de terem sofrido um AVC, que se encontram para encarar a situação pela positiva, partilhar mais informação, conhecer melhor a saúde e os direitos, prestando informações e esclarecimento de dúvidas a sobreviventes de AVC.

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) são uma forma de atuação para responder aos problemas de quem sofreu um Acidente Vascular Cerebral, sentindo o conforto de não serem os únicos a “lutar”. Pretendem ainda melhorar a capacidade de enfrentar situações difíceis, ajudar a sair do isolamento e solidão, aumentando a autoestima e colhendo ideias para facilitar a integração.

Em parceria com autarquias e unidades de saúde locais, a associação Portugal AVC promove encontros para a integração e combate à exclusão social dos sobreviventes de AVC oferecendo a possibilidade de os interessados beneficiarem de um acompanhamento regular, comparecendo em reuniões mensais.

O Grupo de Ajuda Mútua de Leiria vai realizar o seu primeiro encontro no dia 25 de junho, às 10H00, no Auditório do Centro Cultural do Mercado de Sant’Ana, Largo de Santana, em Leiria. Espaço completamente acessível, onde se realizarão os encontros, totalmente livres e gratuitos.

Dos primeiros dias até ao longo da vida do sobrevivente, os GAMs apresentam-se como uma solução de apoio onde qualquer pessoa pode encontrar informações e respostas a dúvidas.

Não é necessária qualquer inscrição prévia. Para mais informações, os interessados em frequentar os encontroas podem entrar em contacto para o email gam.leiria@gmail.com ou pelo tel. 968 341 583.

Também através desta iniciativa, a associação Portugal AVC compromete-se a promover a vida pós-AVC, melhorando a prevenção, reabilitação e integração do sobrevivente de AVC na comunidade.

Para mais informações: www.portugalavc.ptfacebook.com/pt.avc ou info@portugalavc.pt