Atualidade Sociedade Ana Mesquita Novembro 11, 2021 (Comments off) (343)

Pontével já tem centro de compostagem comunitária

A Ecolezíria disponibilizou cinco centros de compostagem comunitária em parceria com as Juntas de Freguesias de Pontével (Cartaxo), Benfica do Ribatejo (Almeirim), Glória do Ribatejo e Granho (Salvaterra de Magos), Muge (Salvaterra de Magos) e Alpiarça (Alpiarça).

Este é um projeto a que a Junta de Freguesia de Pontével aderiu há já dois anos. Os centros de compostagem comunitária ficarão instalados em locais públicos indicados pelas Juntas de Freguesia. Em Pontével, o centro está instalado no Carrascal.

Estes centros são constituídos por uma zona de receção de verdes, zona de compostores e zona de receção de resíduos orgânicos provenientes da população aderente. Associado a este projeto, cada junta recebeu ainda um biotriturador portátil, um crivo, cinco contentores de 240 litros para armazenamento dos resíduos, cinco carrinhos de mão, entre outros utensílios e ferramentas. A responsabilidade pela gestão do espaço e do processo propriamente dito fica a cargo da Junta de Freguesia.

Os interessados em aderir à compostagem comunitária já podem contactar a Junta para receberem em casa, e de forma gratuita, um balde de 30 litros e um conjunto de sacos biodegradáveis, onde irão depositar os resíduos produzidos, que mais tarde deverão ser entregues no centro de compostagem.