Edifício Sede da Tagusgás no Parque de Negócios do Cartaxo

(Publicado em: 29 Março, 2016)

A Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo – já investiu cerca de 110 milhões de euros desde que iniciou a sua actividade, em 1998. Transportou 105 milhões de metros cúbicos de gás natural e é a distribuidora dessa energia em 21 dos 36 concelhos onde tem a concessão, nos distritos de Santarém e Portalegre.

Fornece gás natural às principais empresas da região e é a única distribuidora do país que tem 19 municípios na sua estrutura accionista. Os dados foram revelados, durante a inauguração do edifício da Tagusgás, no Parque de Negócios do Cartaxo.

Na cerimónia, que decorreu na manhã desta terça-feira, 29 de Março, com a presença dos secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Energia, Jorge Seguro Sanches, José Eduardo Carvalho presidente da empresa disse que todas as áreas da economia da região de Santarém estão a ser alimentadas com gás natural. José Eduardo Carvalho considera ter sido fundamental a coordenação feita com as principais autarquias do distrito.

Nos próximos anos a Tagusgás prevê distribuir mais de 20 milhões de metros cúbicos de gás natural nas áreas da sua concessão. Miguel Henriques, administrador da Tagusgás, afirmou que a empresa dispõe actualmente de cerca de 35 mil clientes, sendo que apenas 185 clientes consomem mais de dez mil metros cúbicos por ano.

Os concelhos de Santarém e Torres Novas correspondem a 60 por cento do consumo total. “Existe uma grande dispersão do nosso serviço no território uma vez que as pessoas estão dispersas num território tão vasto. Isso faz com que tenhamos que construir mais rede para chegar a esses clientes e o custo de ligação torna-se elevado”.

Pedro Magalhães Ribeiro presidente do Município do Cartaxo destacou a centralidade do Parque de Negócios do Cartaxo e os baixos custos para as empresas.