Miguel Ribeiro

Opinião – Sexta-feira com Miguel Ribeiro, Consultor de Cibersegurança

(Publicado em: 27 Junho, 2020)

Todas as Sextas-feiras aqui a opinião de:

Miguel Ribeiro: Consultor de Segurança Informática

Professor Voluntário na Universidade Sénior do Cartaxo

Residente e Natural do Cartaxo.

Para ler no site da Tejo Rádio Jornal

Opinião 26 Junho 2020

Cidades Inteligentes e outras menos.

Há muito tempo que o Cartaxo podia ter apostado em automatizar e rentabilizar os processos de limpeza e manutenção dos espaços públicos e das vias publicas…
Isso permitiria reduzir gastos com o pessoal, gastos com recursos externos, maior abrangência, eficácia e qualidade por longos períodos de tempo.
Ao invés disso continua a ser opção dos consecutivos executivos que tem gerido os destinos da cidade a opção de contratar mais recursos humanos ou recursos externos…

Deste modo os encargos com o pessoal tem vindo a aumentar, a camara do cartaxo há vários anos que é o maior empregador do concelho e pretende continuar a sê-lo no seu futuro. Poderíamos até pensar que existiria uma certa promiscuidade nesta estratégia, que motivo haveria ou haverá para uma camara endividada continuar a manter esta linha de atuação… Com certeza que é fácil entender o sentimento de gratidão para quem nos paga o salário que nos mete comida na mesa… Com certeza que fruto do nosso trabalho , esforço e mérito, mas existe sempre mais nesta ligação de trabalho, defender a camisola da “empresa” é o que se costuma pedir em retorno nestas situações..

O Cartaxo chegou ao ponto de endividamento atual, com a mesma linha de pensamento assumidos por vários executivos ao longo de vários anos, todos eles do PS Cartaxo, o que nos poderia levar a pensar, em como o PS Cartaxo ganha as eleições autárquicas todos os anos, com a camara do cartaxo a ficar sempre mais endividada, sendo a maior das despesas da camara os custos com o pessoal.. Nas ultimas eleições ganhou com maioria absoluta, precisamente no momento em se soube que a divida já era das maiores de sempre…
Uma cidade endividada, que continua a endividar-se, sabe que pode reduzir despesas mas opta por não o fazer, obtendo dessa forma os resultados pretendidos..

Existem Cidades que são inteligentes, outras que se tornam inteligentes e ainda outras em que se recusam a serem inteligentes… Smart Cities..