Miguel Ribeiro

Espaço de Opinião – Sexta-feira com Miguel Ribeiro, Consultor de Cibersegurança

(Publicado em: 18 Junho, 2020)

Todas as Sextas-feiras aqui a opinião de:

Miguel Ribeiro: Consultor de Segurança Informática

Professor Voluntário na Universidade Sénior do Cartaxo

Residente e Natural do Cartaxo.

Para ler no site da Tejo Rádio Jornal

Opinião 12 junho 2020

Informática em tempos de Covid-19..

Nos dias que correm , com o ensino à distancia, trabalho à distancia e aumento exponencial de compras online, nunca a nossa preocupação em Segurança Informática foi tão grande..

Não só o numero de ataques informáticos aumentou como dá conta disso o Centro Nacional de Cibersegurança :

Centro Nacional de Cibersegurança regista 295 incidentes dos quais 46% em março
Desde o início do estado de emergência, foram registados “um total de 295 incidentes”, sendo que nem todos têm na sua origem ataques ou ações maliciosas. Quase metade (46%) foram registados em março.

Observador 2020/05/14

Como também o uso e “dependência” desse uso informático aumentou, tudo num espaço relativamente curto de tempo, milhares de pessoas passaram a aceder aos seus empregos desde a sua casa, ligadas à sua rede domestica, e a grande maioria com equipamentos próprios.
Muitos não tiveram o devido tempo de preparação para esta situação, e muitos, acredito eu, mesmo se tivessem nunca iam estar completamente preparados..

Com todas estas mudanças “forçadas” muitas pessoas foram obrigadas a comprar equipamentos novos, instituições e empresas foram “forçadas” a melhorar a sua infraestrutura e segurança da mesma..
No final de contas. todos tivemos que nos adaptar..

Neste momento, milhares de empresas, empresários e instituições, estão avaliar os impactos dessa mudança, impactos económicos, sociais e de produtividade sobre este “caso de estudo” imprevisto e de longa duração..

Os resultados que daí advém vão determinar como será esta “nova” vida de milhares de pessoas num futuro próximo ou imediato..
Um dos Objectos de analise mais importantes será a Segurança Informática, até que ponto estamos mais ou menos seguros no que fazemos a partir de casa.. Porque em todos os outros, tanto a nível económico, social e de produtividade, os resultados poderão vir a ser surpreendentes para alguns, e para outros não..