Espaço de Opinião – Sexta-feira com Miguel Ribeiro

Publicado em 03 Jul 2020
Comment: Off

Todas as Sextas-feiras aqui a opinião de:

Miguel Ribeiro:

Consultor de Segurança Informática

Professor Voluntário na Universidade Sénior do Cartaxo

Residente e Natural do Cartaxo.

Opinião 03 julho 2020

Redes Sociais

Uma das primeiras coisas que a internet nos trouxe foi a partilha de informação, de uma forma fácil, eficaz e acessível a praticamente toda a população mundial no seu geral.Os primeiros Chats Online mundialmente utilizados tipo o ICQ ou o Mirc, tiveram um forte impacto na sociedade em geral, a troca de opiniões entre pessoas que não se conheciam, generalizou-se..
Com isto as pessoas que não se conheciam fisicamente, apenas virtualmente, começaram a estabelecer grupos baseados na manifestação de opiniões ou interesses.

Foram as primeiras Redes Sociais criadas através da Internet. Tinham como principal objectivo promover a comunicação entre pessoas online.
Mais ferramentas de Chat e paginas de internet começaram a aparecer com a evolução da tecnologia, ferramentas e paginas essas, criadas agora de formas diferentes de modo a satisfazer esses grupos e interesses.

O Mundo através da Internet tornou-se um só, facilmente a descoberta de algo novo, ou qualquer outro tipo de evento, era facilmente comentada em segundos e em tempo real, a milhares de Km de distancia, e por varias pessoas de locais diferentes do mundo..

As pessoas criavam os seus próprios websites, até que as empresas vendo na internet uma enorme oportunidade de negocio, criavam com facilidade websites mas tinham poucas empresas dispostas a investir neles, eles precisavam de cativar o cidadão comum a gerar lhes lucro e assim lhes proporcionaram sites próprios onde poderiam ter o seu próprio “site” através de uma pagina personalizada, tudo muito fácil de se fazer, intuitivo e sobretudo de graça..

Mas tudo tem um preço, esse preço era que tudo o que fizéssemos através da sua pagina ou através das suas ferramentas de chat pertencia à empresa ou poderia ser controlado pela empresa. A Era do MySpace e Hi5 foi isso mesmo.. no MySpace era um tipo de pagina, no Hi5 um tipo de perfil.. No fundo eram ambos a mesma coisa, Redes Sociais..

Com a massificação de websites e ferramentas de chat disponíveis, com os telemóveis inteligentes, as empresas começaram se a focar em uma única pagina de internet que satisfizesse os interesses e a partilha de opiniões entre as pessoas..

Facebook e Twitter massificaram a quantidade de utilizadores numa única pagina tendo o Facebook mais de 2 Biliões de utilizadores..

 Se uma pessoa, seja ela qual for, insultar outra na rua verbalmente, ninguém consegue fazer o tempo voltar para trás e retirar de algum modo as palavras proferidas.. mas pode sofrer consequências físicas com isso.. Quando o faz online, ninguém o vai atingir fisicamente, mas o comentário pode ser apagado. Tendo isto por base as empresas começaram a restringir os insultos online através de administradores e moderadores, e através de elas próprias.

Sempre se tentou passar a ideia que havia uma separação entre o mundo virtual e o mundo real, pelo menos era o que diziam.. quando tudo o que era e é feito no mundo virtual, tem repercussões no mundo real e isso desde sempre.. desde o principio da internet, a partir da momento em que começamos a partilhar informação livremente, tivemos um boom tecnológico e outro social,  é devido a ambos em conjunto que chamamos à maior partilha de informação entre pessoas, Rede Social.

Miguel Ribeiro:

Consultor de Segurança Informática

Professor Voluntário na Universidade Sénior do Cartaxo

Residente e Natural do Cartaxo.

Noticias relacionadas