Atualidade Sociedade Ana Mesquita Janeiro 24, 2022 (Comments off) (141)

Está em isolamento? Saiba como pode votar

A Câmara Municipal do Cartaxo já recebeu a comunicação formal da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna sobre o processo que será adotado para exercício do direito de voto, por cidadãs e cidadãos em isolamento profilático, no dia 30 de janeiro.

João Heitor, presidente da Câmara Municipal reiterou o empenho da autarquia “na criação de todas as condições que estejam ao nosso alcance e que possam contribuir para salvaguardar a segurança dos eleitores, assim como, das pessoas que vão prestar serviço público nas mesas de voto”.

Reconhecendo que “a solução encontrada não assegura as condições ideais, ganha importância a responsabilidade cívica de cada um de nós, para que, nomeadamente, respeitemos os horários recomendados para exercício do direito de voto”.

De acordo com a informação recebida, o horário preferencial para a votação presencial dos eleitores em isolamento devido à doença Covid-19 é entre as 18h e as 19h, devendo os restantes eleitores a fazê-lo entre as 8h e as 18h. Todos os eleitores devem ser portadores de máscara cirúrgica ou máscara FP2, certificada e descartável – não devem usar máscara comunitária – e todos os eleitores devem usar caneta própria.

A informação define também o reforço dos equipamentos de proteção individual para os membros das mesas de voto.

A Câmara Municipal vai fornecer os equipamentos de proteção individual recomendados pela Direção Geral da Saúde

Para o presidente da Câmara Municipal, a decisão, que resulta do parecer emitido pelo Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República, “levanta novos desafios à organização logística do ato eleitoral, aos quais estamos prontos para responder”. A Câmara Municipal “vai reforçar o equipamento de proteção individual dos membros das mesas de voto, de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde”, assegurou João Heitor, referindo-se à indicação recebida para que os membros das mesas de voto usem máscara cirúrgica ou máscara FP2, durante todo o período de funcionamento das operações eleitorais, e que durante o período de votação compreendido entre as 18h e o encerramento das secções de voto, usem bata com abertura atrás, de uso único e impermeável, manga comprida, com punhos bem ajustados e que cubra toda a roupa. Este equipamento deve ser descartado, no final do processo eleitoral, e colocado em recipientes de resíduos adequados.

Para além de assegurar os equipamentos de proteção individual necessários, a Câmara Municipal do Cartaxo vai também “reforçar o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, assim como, dos Bombeiros Municipais, para que, no dia 30 de janeiro, possam apoiar os membros das mesas de voto no uso correto dos equipamentos de proteção individual.

Consulte as respostas a perguntas sobre votação no dia 30 de janeiro, publicadas no site ESTAMOS ON

em https://covid19estamoson.gov.pt/faqs-dezembro/