Destaque Economia Sociedade A Redação Maio 22, 2023 (Comments off) (408)

Feira da Agricultura/Feira do Ribatejo

Foi apresentada a edição 2023 da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA), que vai decorrer de 3 a 11 de junho no CNEMA, em Santarém.

Uma edição em que nenhum membro do governo vai ser convidado como forma de protesto pelo estado do setor, revelou Luís Mira, administrador do CNEMA.

A edição deste ano da FNA tem como tema central o ovo, já considerado um superalimento pelas suas características nutricionais e consumido no mundo inteiro.

Assim, nos claustros estará patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição, que irão dinamizar atividades ligadas ao setor, como workshops de confeção de ovos com chefs de renome, por exemplo.

O layout da FNA também vai ser modificado. Este ano vai ser criado um espaço próprio e individualizado para a animação – bares, carrosséis, concertos – de modo a que estas atividades não colidam com outras iniciativas e permitam um maior conforto aos visitantes.

A FNA continua a apostar na sustentabilidade. Por isso, e com o objetivo de reduzir cada vez mais a pegada ecológica, a FNA volta a apostar em copos reutilizáveis e no recinto estarão instalados vários ecopontos para a reciclagem de Papel, Vidro, Plástico e Embalagens de Metal. Além disso, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, terá à disposição dos visitantes um serviço de autocarros gratuitos, com autocarro elétrico.

Para além dos habituais motivos de interesse da FNA, que vão das mais antigas tradições ribatejanas ao que de mais moderno se faz na agricultura, passando pelos espetáculos, a feira apresenta, este ano, mais uma atração: a exposição “Eggcident”, do artista neerlandês Henk Hofstra, que já esteve patente em cidades como Roterdão, São Petersburgo, Nova Iorque, Santiago do Chile ou Wuhan, numa alusão ao efeito das alterações climáticas e à problemática da seca, tão relevante para a atividade agrícola.