Feira de Maio de Azambuja está de volta, com Gisela João e Tony Carreira

A Centenária Feira de Maio está de regresso à Vila de Azambuja, entre os dias 25 e 29 de maio.
Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.
Em destaque, na primeira noite, quinta-feira 25, o concerto com a fadista Gisela João, no Páteo do Valverde. Depois, no sábado 27 de maio, o cantor Tony Carreira sobe ao palco, junto à Escola Boavida Canada.
Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento (dia 25, às 19h30 / dia 26, às 22h / dia 27, às 19h / dia 28, às 10h30 / dia 29, às 18h30), fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.
Para a noite de sexta-feira, 26 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora…, animação garantida com três grupos de baile – “Geração XXI” no Largo do Rossio, “Solo Así” com o Grupo de Sevilhanas “Tirititrando” de Azambuja no Largo de Palmela, e “Raul & Eu + Empregado” na Praça da Município e ruas da vila. A não perder, também, o tradicional Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e três bandinhas itinerantes a animar os arraiais. Às 3h30 terá, ainda, lugar o espetáculo com a “Ganda Banda”, na Praça do Município.
Na manhã de domingo, 28 de maio, há a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a António José Cruz Gordo, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo.