Atualidade Cultura A Redação Dezembro 13, 2023 (Comments off) (321)

Feira do Livro em Salvaterra

A Feira do Livro de Natal está de regresso à Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos com muitas novidades literárias, livros temáticos, literatura infantil e juvenil, publicações de autores do concelho e ainda jogos didáticos.

A edição 2023 vai também contar com um conjunto variado de atividades, nomeadamente apresentações de livros, sessões de contos, música, dança, exposições, workshops de pintura e de ilustração e oficina de artes plásticas, abrangendo diferentes públicos e diferentes faixas etárias. As iniciativas vão passar pelos espaços das Bibliotecas do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo e do Mercado de Cultura de Marinhais.

A decorrer de 25 de novembro a 7 de janeiro, este é mais um evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos no âmbito da 11ª edição da Campanha Natal e a Economia Local com o objetivo a promoção do livro e da leitura.

Assim, a Feira arranca no dia 25 de novembro, sábado, pelas 11h, com a abertura da exposição “Árvores de Natal recicladas” com trabalhos realizados pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos no âmbito das AEC’s. Segue-se a sessão de contos “Eram tantas vezes” com o contador de histórias Rui Beato, que vai também apresentar o seu livro “A Saudade”, juntamente com o ilustrador Silva Nuno.

O projeto educativo de música para bebés e crianças “Bolinha de Música” vai estar na Biblioteca a 2 de dezembro, sábado, para sessões de histórias cantadas: pelas 10h30 para bebés dos 6 aos 18 meses e pelas 11h30 para bebés dos 19 aos 36 meses. A inscrição é gratuita e obrigatória pelo telefone 263 509 530 ou pelo email bibliotecamunicipal@cm-salvaterrademagos.pt).

A 7 de dezembro, quinta-feira, pelas 10h, tem lugar a apresentação do livro “O coelhinho Dudu” com a autora Sandra Fé Fernandes e no sábado seguinte, 9 de dezembro, o Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, recebe pelas 11h a apresentação do livro “Bambaré – Letras para ficar d’orelha em pé” com a autora Lurdes Breda e o músico Hugo Sampaio.

A autora Ana Filipa Correia dinamiza, também no dia 9 de dezembro na Biblioteca Municipal uma sessão de animação com a apresentação do seu livro “O meu amigo falcão”, seguido de workshop de pintura e de ilustração.

A apresentação do romance “Um amor em Vila Maria – Iorubá” de Jeferson P.S. Neto está agendada para 11 de dezembro, pelas 16h na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

No dia seguinte, 12 de dezembro, pelas 10h30, é a vez da autora Daphne Van Winkel visitar a Feira do Livro de Natal para dar a conhecer a história “Sou um Unicórnio!”

Na Biblioteca do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, a autora Ana Luísa Silva realiza no dia 13, pelas 10h, uma sessão de animação de leitura para o público infantil sobre o livro “Qual o sabor das nuvens?”

A ilustradora e autora Ana Rita Janeiro vai estar na Biblioteca do Mercado de Cultura de Marinhais a 16 de dezembro, sábado, pelas 11h, para contar “Histórias em caixas de sapatos”. A atividade inclui também uma oficina de artes plásticas para o público infantil.

Ainda no Mercado de Cultura de Marinhais, no dia 20 de dezembro, quarta-feira, de manhã (10h30) será dinamizada a sessão de apresentação do livro “Pim…Pam…Pum! De onde vêm os Puns? com a autora Lúcia Branco.

Na programação da Feira, destaque ainda para a realização da atividade “Pela Riba do Tejo – Histórias e Músicas”, por Bruno de Brito, no dia 27 de dezembro, quarta-feira, na Biblioteca Municipal com sessões pelas 11h e pelas 14h.

A Feira do Livro de Natal pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados conforme programa.