Festa da Bênção do Gado é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

No passado domingo na RTP 1 decorreu a primeira cerimónia do evento das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A este evento concorreram 504 candidaturas, onde na primeira fase que aconteceu no inicio de Maio, foram aprovadas 471 candidaturas de todo o país, 49 das quais só no distrito de Santarém, que foi o distrito com mais candidaturas.

Nesta fase passaram 140 patrimónios candidatos, 7 por cada distrito. A Festa da Bênção do Gado concorreu na categoria de Festas e Feiras, e foi a única candidatura das 3 iniciais do concelho de Torres Novas a passar esta fase e a única na categoria de Festas e Feiras em todo o distrito de Santarém.

A próxima fase é no dia 21 de Junho onde em mais uma cerimónia televisiva, vão ser disponibilizados os números de telefone de cada património candidato, de forma a, que comece a votação.

A Festa da Bênção do Gado é um evento cultura e religioso que acontece de 4 em 4 anos na Vila de Riachos no concelho de Torres Novas e que envolve toda a população em diversos eventos, atividades e embelezamento de ruas. Os momentos altos são a procissão do Senhor Jesus dos Lavradores e o Cortejo da Bênção do Gado que acontece no último domingo do evento e onde todos os agricultores, empresas e instituições da freguesia se junto para abençoar os animais e tractores.

2020 era ano da Festa da Bênção do Gado mas a pandemia de COVI-19 assim não o permitido tendo sido decidido reagendar a Festa para Julho de 2021 com datas a comunicar em breve. 

Noticias relacionadas