Francisco Pereira ex-presidente da câmara do Cartaxo lança livro

Lançamento do livro “antes do crepúsculo”, de Francisco Monteiro Pereira, com a chancela da Zaina Editores.

A apresentação da obra será feita no dia 9 de abril, pelas 21 horas, no Centro Cultural do Cartaxo.

Embora se trate de um romance, “antes do crepúsculo” é uma narrativa onde a fronteira entre a realidade e a ficção se revela porosa, estando bastante presente a análise económica e social.

Com a ação centrada na cidade de Santarém (a do Ribatejo, não a da Amazónia, como pensou a garota de programa recifense que, a páginas tantas, tem uma fugaz aparição no enredo), onde personagens cativantes como Beatriz ou Diana vêm dar mais luz ao quotidiano sombrio de Adriano, o autor conduz-nos também por outros lugares — Lisboa, Recife, S. Paulo, Salvador da Baía…

E por outros tempos, nomeadamente, pelas décadas de 1950 e 1960 e pelos vulcânicos anos da década seguinte, com acontecimentos como as lutas estudantis e o 25 de abril de 1974 a terem lugar de destaque.

Francisco Monteiro Pereira, o autor da obra, nasceu em 1951, no concelho do Cartaxo. Fez os seus estudos em Vila Chã de Ourique, em Santarém (na então EICS) e em Lisboa (no antigo Instituto Comercial e no ISCEF/ISE, atual ISEG). Foi empregado administrativo, professor, economista e autarca no Cartaxo. Atualmente, ocupa boa parte do seu tempo numa pequena exploração agrícola, um hobby que lhe gera mais custos que proveitos. Mas, como costuma dizer, lhe garante alguma poupança nos antidepressivos.

francisco pereira grande

Deixe um Comentario

*