Atualidade Sociedade Ana Mesquita Abril 13, 2022 (Comments off) (390)

Grande Caravana pela Justiça Climática passa pelo Cartaxo

É já sábado, 2 de abril, que a “Grande Caravana pela Justiça Climática” arranca numa longa caminhada pelo país. Partindo de Leirosa (Figueira da Foz) chegará a Lisboa, ao Parque das Nações, na tarde do dia 16 de abril, após ter percorrido cerca de 400Km, a pé ou, nalguns pequenos percursos, de comboio.

A “Caravana” passará por Montemor-o-Velho, Coimbra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Vila Velha do Ródão, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Vale de Santarém, Cartaxo ou Alhandra, entre muitas outras localidades, onde dialogará com as populações para conhecer, no local, os impactos reais das alterações climáticas, aprendendo e transmitindo informação.

A Caravana pretende, segundo comunicado da Eco-Cartaxo, contribuir para “construir um vasto movimento que decisivamente contribua para travar o colapso climático e que participe na criação e adoção de novas soluções cimentadas na solidariedade, no conhecimento, na justiça e que nos garanta a sobrevivência enquanto espécie”.

Ao longo do seu percurso, a Caravana vai apontar alguns dos principais emissores de gases com efeito de estufa, assim como outros projetos e infraestruturas destrutivos.

A Caravana vai estar no concelho do Cartaxo nos dias 15 e 16 de abril. Chegará na tarde do dia 15, depois de ter feito o percurso, a pé, do Vale de Santarém até à Quinta das Pratas, onde, cerca das 17h, terá lugar uma sessão-debate subordinada ao tema: “Agronegócio versus Agroecologia: impactos das diferentes agriculturas”, aberta a todos os interessados.

No dia 16, de manhã, a Caravana dirigir-se-á a Santana, donde seguirá de comboio até Vila Franca de Xira.

A “Grande Caravana pela Justiça Climática” culmina com uma manifestação em Lisboa, no Parque das Nações, com início pelas 15h do dia 16, no “Jardim dos heróis do mar”.

Quem quiser ainda pode integrar a “Grande Caravana” em qualquer troço do percurso, bastando para tal inscrever-se no site www.caravanaclima.pt.