Opinião: Gonçalo Gaspar – Há oportunidades com o Covid-19

(Publicado em: 1 Julho, 2020)

Ainda andávamos todos a ver ao longe, sem perceber muito bem a dimensão do vírus que se multiplicava de forma galopante na China, já a Senhora Ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque, numa reflexão muito própria afirmava que o “Coronavirus pode ter consequências positivas para Portugal”. Pois bem, não só este vírus não se tornou numa oportunidade para Portugal escoar os seus produtos como a carne de porco para a China, como se alastrou por toda a Europa, trazendo mortes, sobrecarga no Serviço Nacional de Saúde e uma grave crise financeira no país, com uma maior incidência no sector privado, que se vai sentir de forma mais exigente, nos próximos meses.

A única certeza que temos, é aquela que decorre da história, todas as crises trazem momentos muito exigentes às instituições, ao sector privado e às pessoas.

Normalmente estas dificuldades são convertidas em oportunidades.

Capacidade de adaptação, de resposta, de inovação, mas sobretudo de coragem são algumas das características para se atingir o sucesso.

Os Municípios não ficaram à margem, uns com uma maior componente de investimento público e privado, outros com características mais viradas para o turismo, cultura e para as artes, outros até com uma identidade mais gastronómica, todos ficaram afetados do ponto de vista social e económico.

O Cartaxo não é exceção, logo terá que criar uma estratégia que absorva algumas das suas necessidades mas também alguns dos anseios do país que cada vez estará mais virado para si.

Face à sua localização e aos seus acessos, o Cartaxo neste período, tem de afirmar-se como um Município de oportunidade na captação de investimento privado e na criação de postos de trabalho para o seu concelho, na dinamização do seu mercado imobiliário através da construção e requalificação de imóveis, seja para aquisição final seja para colocar no mercado de arrendamento.

É urgente que o concelho do Cartaxo resgate a qualidade de vida que aqui existiu e que deve ser uma realidade presente e futura.

Não há razão para continuar a adiar o presente e o futuro do concelho do Cartaxo. Esta pode ser mais uma oportunidade. Que não pode ser desperdiçada.

Todas as oportunidades dão muito trabalho. Que assim seja de uma vez por todas.

O alerta está enviado!

Gonçalo Ferreira Gaspar

Advogado e membro Assembleia Municipal do Cartaxo. “O Correio do Alerta” é um espaço de opinião sobre matérias políticas de âmbito local, regional e nacional.