Saúde Joaquim Palmela Fevereiro 5, 2022 (Comments off) (223)

Hospital de Santarém em reuniões para criação de núcleo de enfermeiros de reabilitação

Com a ambição de formar o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do Hospital Distrital de Santarém (HDS), e aprovar o respetivo regulamento, realizou-se recentemente a primeira reunião de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação da unidade hospital.

O enfermeiro diretor, João Formiga, foi quem lançou o desafio. “O processo iniciou-se pela constituição de uma comissão instaladora com o objetivo de contribuir para a criação de uma estrutura agregadora dos enfermeiros de reabilitação que constituísse um verdadeiro suporte ao exercício da enfermagem de reabilitação no HDS”, refere o comunicado do HDS.

De seguida, “será delineado um plano de atividades em áreas como a reabilitação motora/funcional, neurológica, respiratória e cardíaca, assim como nas áreas de investigação e gestão de cuidados”, acrescenta o comunicado.

Segundo João Formiga, o objetivo é “organizar esta área de especialidade da enfermagem, fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados em áreas de internamento onde a capacitação e a reabilitação do utente são o foco primário de atenção”.