Saúde Ana Mesquita Fevereiro 25, 2022 (Comments off) (243)

Hospital de Torres Novas fez cirurgia inovadora graças a videochamada com médica da Áustria 

O hospital de Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), aplicou uma tecnologia de saúde inovadora em duas cirurgias. Portugal e Viena, capital da Áustria, estiveram ligados através de um par de “óculos inteligentes” e uma ligação de internet de banda larga. A especialidade de cardiologia foi a escolhida para a estreia.

A médica Georgia Riepl, do centro de referência austríaco Klinik Florisdorf, esteve em direto de Viena. Do outro lado, no bloco operatório do hospital de Torres Novas, Nuno Franco, diretor do serviço de anestesiologia do CHMT, e a sua equipa.

Segundo comunicado do CHMT, o procedimento consistiu numa “anestesia de bloqueio regional, no âmbito de duas cirurgias de implantes de cardiodesfibriladores (CDI) por via subcutânea em doentes cardíacos agudos”. A técnica de anestesia é uma alternativa à anestesia geral e “a sua introdução no CHMT só foi possível através do apoio clínico remoto prestado a partir da Áustria”, reforça o comunicado.

Os benefícios da técnica passam pela realização das cirurgias em ambulatório e pós-operatório menos doloroso, com uma alta médica no próprio dia da cirurgia. Para além da cirurgia cardíaca, a técnica poderá estender-se à traumatologia torácica, explica o CHMT em comunicado.