Política Joaquim Palmela Maio 7, 2022 (Comments off) (155)

Hugo Costa lembra que é preciso assegurar financiamento da residência de estudantes de Rio Maior

O deputado do PS eleito pelo distrito de Santarém, Hugo Costa, defendeu esta semana no Parlamento, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado, a necessidade de garantir o financiamento para terminar a obra de construção da residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior que integra o Instituto Politécnico de Santarém.

Hugo Costa lembrou que em 2021 já tinha sido aprovada uma Proposta de Lei, que previa a transferência de 1,8 milhões de euros do Ministério das Finanças para o Instituto Politécnico de Santarém, com vista à construção da residência de estudantes da Escola Superior de Rio Maior.

“É importante garantir o financiamento desta construção, que já foi iniciada, e assegurar que existe total cabimento orçamental para esta obra”, sublinhou Hugo Costa dirigindo-se à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Na sua intervenção Hugo Costa sublinhou ainda a necessidade de garantir o financiamento do normal funcionamento do Instituto Politécnico de Santarém e do Instituto Politécnico de Tomar, as duas instituições de ensino superior público que existem no distrito. “Convém garantir que os problemas de financiamento que existiram no passado não voltam a repetir-se”, apelou.

Hugo Costa sublinhou que o ensino superior nos territórios de interior funciona como uma importante ferramenta para fixar população, criar emprego e estimular o investimento económico. “Num distrito onde existem dois Politécnicos, com escolas superiores em diversos concelhos, a situação deve ser analisada com melhor atenção”, rematou.