Inauguração da Secundária é dia “histórico para a nossa comunidade educativa e o nosso concelho”

Está finalmente inaugurada a obra de Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo, num dia “histórico para a nossa comunidade educativa e o nosso concelho”, como realçou o presidente da Câmara Municipal, João Heitor, durante a cerimónia de inauguração.
A obra, inicialmente orçada em cerca de 1,6 milhões de euros, ficou com o concurso deserto. Assim, foi revista e acabou por custar cerca de 2,7 milhões mais IVA, uma vez que o atual executivo decidiu revê-la, atualizar os preços para o lançamento do concurso e incluir no projeto obras que não estavam contempladas e que visa, o conforto ambiental e a habitabilidade dos edifícios, ao nível da acústica, conforto térmico, segurança e acessibilidade; a eficiência energética; ou a adequação dos espaços e modernização dos equipamentos, entre outras.
Um sonho concretizado em apenas um ano, realçou Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.











Uma escola nova, uma escola melhor do que a que existia antes, considerou João Heitor, que revelou que faltam, ainda, alguns equipamentos, nomeadamente, na cozinha, entre outros.
Com o aumento do custo da obra, aumentou o montante que a Câmara Municipal teve de investir, mas as comparticipações – fundos comunitários e Ministério da Educação – mantiveram-se. Desta forma, dos iniciais cerca de 115 mil euros mais IVA que caberiam à autarquia passou-se para perto de dois milhões. Resta, agora, esperar que as instituições respondam afirmativamente ao pedido do Município para que as comparticipações sejam revistas, disse João Heitor.
A Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo já foi inaugurada.