João Raquel, maestro natural de Benavente, cria escola online

João Raquel, maestro natural de Benavente, cria escola online

(Publicado em: 20 Maio, 2020)

A Pandemia de Covid-19 paralisou muitos sectores de actividade. Muitos foram os pequenos e médios empresários que viram os negócios encerrados temporariamente à espera de melhores dias, outros tiveram de os encerrar definitivamente e outros, a quem isso é permitido dada a área de actividade que exercem, reinventaram-se e aliaram as tecnologias à sua profissão. É o caso do professor João Raquel, natural de Benavente, que criou a sua Escola Online.

A ideia de leccionar utilizando ferramentas digitais não é nova na cabeça de João Raquel, mas a situação de confinamento e isolamento social veio acelerar a implementação do projecto.

O primeiro curso, de iniciação à Direcção de Banda, Orquestra e Coro, teve início em Maio, e conta com vinte alunos oriundos de vários pontos de Portugal Continental, Açores e Itália. A próxima edição acontecerá a partir de Setembro e tem a duração de sete meses.

Além dos cursos destinados a quem já conta com alguma experiência na área da música o maestro está a preparar o “Musicar-Te”, uma formação com início em Junho e que se destina, por um lado, a todas as pessoas que sempre quiseram aprender música, mas que nunca tiveram oportunidade ou, por outro, a todos aqueles que, já tendo experiência, pretendem alargar os seus conhecimentos.

Todos os cursos ministrados pela Escola Online João Raquel têm uma propina mensal e os alunos dispõem de um acompanhamento permanente por parte do professor e têm acesso a diversos conteúdos criados de raiz. Além disso, ficam com a gravação de todas as aulas sempre que não possam assistir às mesmas em directo.

Além de professor no Agrupamento de Escolas de Benavente, João Raquel dirige ainda as Bandas da Sociedade Musical Recreativa Obidense e a da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão e conta no seu currículo com vários prémios e distinções.