Atualidade Sociedade Ana Mesquita Dezembro 28, 2021 (Comments off) (194)

Limpeza depois do tornado deve demorar uma semana

A câmara municipal de Salvaterra de Magos mobilizou, esta segunda-feira, cerca de duas dezenas de operacionais, apoiados por diversos meios mecânicos, para iniciar as operações de limpeza e normalização da zona afetada pelo tornado nos Foros de Salvaterra.

Segundo o presidente da câmara, Hélder Esménio, pelo menos durante uma semana homens e máquinas vão estar na zona a recolher detritos, cortar árvores e apoiar em algumas intervenções necessárias em telhados de casas e anexos.

Também o Ministério da Agricultura, através da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa a Vale do Tejo (DRAPLVT), tem acompanhado os efeitos deste fenómeno climatérico extremo. Em comunicado, o Ministério adianta que, até ao momento, apenas se verificaram danos agrícolas numa empresa, que registou uma perda de 90 por cento das culturas.

A DRAPLVT realiza o levantamento dos prejuízos de natureza agrícola, disponibilizando, para download, a “ficha de levantamento de prejuízos na agricultura”​​, que pode ser preenchida e enviada por correio eletrónico para info@draplvt.gov.pt, sendo esta depois sujeita à apreciação dos serviços da Direção Regional.​