Mais Fiscalização na Circulação Rodoviária na Fluvina de Valada

(Publicado em: 22 Junho, 2020)

A Câmara Municipal do Cartaxo está a executar a partir deste sábado dia 20 de junho o Plano de Contingência dedicado exclusivamente a regular o uso do espaço público na zona ribeirinha da freguesia de Valada.

As áreas da fluvina e de estacionamento irão estar abertas este fim-de-semana assegurado que está o reforço da fiscalização por parte da GNR. Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”

A decisão foi tomada no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a presidente da Junta de Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública.

Para Pedro Magalhães Ribeiro “a defesa da saúde pública constitui a principal preocupação da Câmara Municipal. O combate à Covid-19 não terminou e todas as decisões tomadas são reversíveis a qualquer momento”.

O Plano de Contingência contém recomendações, mas também proibições explícitas que “o reforço de patrulhamento, que nos foi assegurado pela GNR, permitirá reforçar a fiscalização, de modo a dissuadir comportamentos de risco”.

Fluvina, zona de areal e Parque de Merendas com regras para cumprir

Usar máscara facial sempre que possível, apesar de ser um espaço aberto, lavar as mãos frequentemente e bem, tapar a boca e o nariz com o braço quando espirrar ou tossir, são os gestos que o Plano de Contingência e as mensagens afixadas e sonoras vão continuar a lembrar a todos.

A Câmara Municipal recomenda ainda que cada grupo de pessoas – seja de família ou amigos, que forem juntos –, se mantenha a uma distância de pelo menos dois metros de outros grupos de pessoas. No Parque de Merendas as mesas foram reorganizadas no espaço e em cada uma delas apenas se poderá manter um grupo de pessoas, pelo que, não será também permitido alterar a disposição das mesas.

Em todo o espaço estão disponíveis dispensadores de gel desinfetante, que os utilizadores devem usar sempre que tocarem em objetos de utilização comum. O plano de contingência define que a recolha e acondicionamento de todos os resíduos são obrigatórios, reforçando a necessidade de especial atenção a beatas de cigarro, copos, pratos ou talheres descartáveis, luvas e máscaras usadas.

Na zona de areia junto à margem do rio não serão permitidas motos de água, nem as atividades desportivas entre duas ou mais pessoas. O acesso de carros à areia está encerrado. É recomendado que se cumpram dois metros de distanciamento entre grupos, para além de três metros de distanciamento entre guarda-sóis. A circulação na fluvina e na zona de areia, deverá ser sempre feita pela direita, impedido que quem deixa o espaço e quem chega, se cruze.

O Plano de Contingência indica também que se mantêm encerrados alguns equipamentos – as instalações sanitárias, o parque infantil e os equipamentos de ginástica.

O Plano de Contingência estará disponível no local e será publicado no site da câmara Municipal, sendo atualizado sempre que as condições de cumprimento das regras estabelecidas ou a evolução da situação epidemiológica, o determinem.

Consulte o Plano de Contingência

https://bit.ly/3fFjlBL