Sociedade Joaquim Palmela Dezembro 15, 2021 (Comments off) (162)

Morreu o ator Rogério Samora

Tinha 63 anos e encontrava-se em coma desde 20 de julho devido a uma paragem cardiorrespiratória.

ator Rogério Samora morreu esta quarta-feira, aos 63 anos.

O artista encontrava-se em coma desde 20 de julho, quando sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela Amor Amor, na qual interpretava a figura de Cajó, contracenando com atores como Rita Blanco e Ricardo Pereira. Foi na altura transportado para o Hospital Amadora-Sintra, onde esteve internado na unidade de cuidados intensivos durante mais de dois meses.

A 28 de setembro, foi transferido para a unidade de cuidados continuados integrados da Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação (ASFE Saúde), no município de Mafra.

Rogério Samora contava mais de 40 anos de carreira, com um percurso marcado pela participação em dezenas de telenovelas e outras produções televisivas, como “Nazaré” e “Mar Salgado”, da SIC, “Flor do Mar” ou “Fascínios”, da TVI, depois de se ter estreado em televisão, na RTP, em 1982, em “Vila Faia”.

O percurso de Rogério Samora teve, porém, início no teatro, na antiga Casa da Comédia, e apresenta alguns dos seus mais importantes papéis no cinema, em filmes de Fernando Lopes e de Manoel de Oliveira.

Nascido em Lisboa, em 28 de outubro de 1958, fez o curso de Teatro do Conservatório Nacional, e estreou-se no final da década de 1970, na peça “A Paixão Segundo Pier Paolo Pasolini”, de René Kalisky, levada a cena na Casa da Comédia, sob a direção de Filipe La Féria. O desempenho valeu-lhe o seu primeiro prémio, em 1981, o de Ator Revelação, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Fonte: Diário de Noticias