Município da Chamusca aprova moção em defesa da reabertura dos espetáculos tauromáquicos

(Publicado em: 30 Junho, 2020)

A Câmara Municipal da Chamusca aprovou, por unanimidade, a moção “Pela reabertura dos espetáculos tauromáquicos”, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, subscrita inicialmente pelos vereadores do PS e posteriormente subscrita também pelos vereadores da oposição.

Na moção, o Município da Chamusca considera “fundamental a reabertura dos espetáculos tauromáquicos e que os mesmos obtenham o mesmo tratamento que as restantes atividades culturais, que, entretanto, retomaram a sua atividade”.

No mesmo documento, a autarquia recomenda ao Governo e à Direção-Geral de Saúde que “sejam estabelecidas regras equitativas de funcionamento da cultura portuguesa como um todo, sem discriminação de qualquer expressão cultural, designadamente da tauromaquia”. “Não é aceitável que se criem, inadvertida ou intencionalmente, dificuldades acrescidas ao regresso dos espetáculos tauromáquicos”, pode ler-se ainda na moção.

Recorde-se que o Município da Chamusca declarou, em 2015, a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial do Concelho da Chamusca e tem realizado e apoiado “diversas ações pela defesa das tradições taurinas, que são parte integrante da identidade do concelho e uma importante atividade económica e da vida comunitária do território, sobretudo através das ganadarias existentes e dos dois grupos de forcados amadores do concelho”.