Atualidade Economia Ana Mesquita Fevereiro 21, 2022 (Comments off) (391)

No mês de março, o Sável é o prato do dia

Decorreu na tarde do dia 17 de fevereiro, na Quinta de Subserra, a apresentação pública da Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável”, a realizar-se no Concelho de Vila Franca de Xira ao longo do próximo mês.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, apresentou o programa da campanha aos representantes dos restaurantes aderentes, aos convidados institucionais e à imprensa.

Posteriormente, os presentes foram convidados a entrar na Loja de Vinhos “Encosta de Xira” para uma degustação de Sável frito com açorda de ovas, da autoria do Chef José Maria Lino, e Crocantes de Sável confecionados pelo Chef Luís Machado, acompanhados pelo vinho municipal sugerido pelo enólogo Marco Crespo.

Nesta edição, com 28 restaurantes aderentes localizados em Alhandra, Alverca, Castanheira do Ribatejo, São João dos Montes, Vialonga e Vila Franca de Xira, os munícipes e visitantes podem desfrutar desta iguaria numa confeção mais tradicional – o sável frito com açorda de ovas – ou descobrir outras propostas que variam consoante o estabelecimento. Os vinhos “Encostas de Xira” são a escolha ideal para harmonizar esta experiência gastronómica.

O programa prevê provas de vinho na Quinta de Subserra, visitas a exposições patentes, showcookings nos Mercados Municipais e ainda descontos em alojamento, lazer e produtos dos parceiros desta iniciativa. Algumas das atividades carecem de marcação prévia junto do Posto de Turismo e as condições promocionais são explicitadas no programa oficial da Campanha.

“Março, Mês do Sável” é marca registada do Município de Vila Franca de Xira.