Atualidade Sociedade Ana Mesquita Janeiro 6, 2022 (Comments off) (227)

Novas medidas de combate à Covid-19 já são conhecidas

O Primeiro-Ministro, António Costa, já anunciou as novas regras para o combate à Covid-19, que entram em vigor na segunda-feira.

As aulas vão recomeçar a 10 de janeiro e termina o isolamento das turmas no caso de surgirem alunos infetados por coronavírus. O governante anunciou, também, a realização de testes nas próximas semanas para a contenção de eventuais surtos.

Já no que respeita à testagem, todos os que já tenham a dose de reforço há mais de 14 dias ficam isentos de testagem. Para os que ainda não têm a dose de reforço, continua a ser obrigatória a testagem para o acesso a visitas a lares, pacientes internados, grandes eventos ou recintos desportivos.

É promovido um esforço da testagem, nomeadamente para o acesso a visitas a lares, pacientes internados, grandes eventos ou recintos desportivos.

Também o isolamento sofre alterações. Assim, só é obrigatório para casos positivos e coabitantes. Todos os que já tenham a dose de reforço da vacina ficam isentos de isolamento.

Mantém-se o controlo nos aeroportos, sendo obrigatório teste negativo à chegada de todos os voos. Mantêm-se as multas para as companhias aéreas que não cumpram as normas.

Mantém-se a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

A partir de 14 de janeiro:

O teletrabalho vai deixar se ser obrigatório, passando, após esta data, a ser recomendado.

Nas lojas, apenas é permitida uma pessoa por cada cinco metros quadrados.

Bares e discotecas podem reabrir a partir deste dia. Para aceder a estes espaços de diversão noturna, será obrigado a ter teste negativo, mas continua em vigor a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.