Destaque Ana Mesquita Abril 22, 2022 (Comments off) (137)

“O sistema contra incêndios (do CCC) acionou-se, não conseguimos, ainda, perceber porquê”

A sessão solene do 25 de Abril, marcada para o Centro Cultural do Cartaxo, vai acontecer no Salão Nobre dos Paços do Município.

A informação foi avançada pelo presidente da câmara municipal, João Heitor, na reunião dos eleitos desta terça-feira. O autarca aproveitou para fazer um ponto de situação do que aconteceu.

Segundo João Heitor, “o sistema contra incêndios acionou-se, não conseguimos, ainda, perceber porquê. Já se sucederam uma série de vistorias e os peritos estão, ainda, a afinar informação para se poder chegar a alguma conclusão. O que é certo é que o sistema foi acionado, a cortina corta-fogo foi acionada; é um sistema de dilúvio que debita cerca de mil litros de água por segundo, mesmo para garantir que qualquer incêndio que possa estar a acontecer é extinto, mas, neste caso, não temos informação que esse incêndio tenha acontecido, não conseguimos perceber porque é que o sistema foi acionado. O que é certo é que tudo o que é equipamento de som e luz está praticamente a 100 por cento destruído, as madeiras, cadeiras, muita coisa destruída. Não conseguimos quantificar, ainda, o valor dos prejuízos, mas é, de facto, desolador assistir àquilo que ali aconteceu. O espaço tem sido bem tratado, bem cuidado… não houve aqui nenhum caso de negligência no que diz respeito à manutenção”.

João Heitor desejou que “no mais curto período de tempo as coisas se possam resolver e que os seguros funcionem, e que, em breve, possamos estar, de novo, a ver cultura no Centro Cultural”.