Opinião/2022 Joaquim Palmela Maio 12, 2022 (Comments off) (289)

Opinião – Maio começou animado no Cartaxo

Existe um novo animo no Cartaxo, aos poucos parece que o Cartaxo tem vindo a ganhar alguma qualidade e um sentimento de harmonia de certa forma nostálgico.

A Festa do Vinho de 2022 foi um sucesso, uma enchente de pessoas desejosas de voltar a estarem juntas, na cidade que ainda tem muito pouco de diversão noturna. Foi de facto sobretudo para os mais jovens, 3 dias de muito convívio.

Tivemos também o regresso das tradições culturais mais antigas do Cartaxo, as touradas, a uma restaurada praça de toiros e dizer que fizeram um excelente trabalho, no seu restauro, parece-me a mim que este novo contrato, com esta nova associação tem pernas para andar.
O Cartaxo voltou a ser notícia no mundo da tauromaquia, tendo o seu nome divulgado pelos demais órgãos sociais ligados ao tema.

Depois do sucesso destes dois últimos eventos, as pessoas já esperam com alguma expectativa as festas da cidade que serão anunciadas em breve.

Também fiquei muito agradado com a nova pintura no parque de estacionamento do Cartaxo, onde se encontra pintado um cartaxinho, ficou de facto muito bem, e espero que seja algo a repetir noutros locais, conforme proposta do Chega ao executivo, para o seu primeiro orçamento.

Mas nem tudo tem sido um mar de rosas( Laranjas , neste caso 😊 ), as estradas continuam a ser um problema, que vai demorar o seu tempo a ser resolvido.. O Centro Cultural do Cartaxo, não tem data para voltar a abrir, depois do estranho incidente, com o sistema de incêndios.
As Piscinas Municipais, tem de ter reparações no valor de várias centenas de milhares de euros, pondo em causa esta época de verão pelo menos até voltarem à abrir.
A Segurança tem sido um problema no concelho, mas temos a promessa de um primeiro teste piloto para camaras de vídeo vigilância em Santana.
Os Parques infantis têm que ser reparados, os carros abandonados removidos, os terrenos têm que ser limpos. Existe muito para fazer ainda..

Isto são só os problemas que podem ser resolvidos a mais curto prazo diga-se.. porque ainda existem casas sem saneamento básico, taxas e taxinhas com valores absurdos, processos de urbanismo com anos de atraso..

Entretanto, tornou se publico que o ex-presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, geriu a junta, como algo seu se tratasse, sem justificações, sem compromisso, sem rigor, sem competência. Há muito que vínhamos a dizer isso, a falta de limpeza dos jardins era uma questão de má gestão de recursos. Recursos que não são nossos, são dos munícipes.

“ A corrupção dos governantes, começa sempre com a corrupção dos seus princípios. “

– Charles Louis Montesquieu

Opinião . Miguel Ribeiro – Consultor de Segurança, de Tecnologias Microsoft e Administrador de sistemas.