Opinião/2022 A Redação Fevereiro 17, 2023 (Comments off) (242)

Opinião – O Circo e as Escolas no Concelho de Benavente  

O Município de Benavente gastou mais de 16 mil euros na organização de uma Gala do Circo. O evento foi o êxito com uma tenda montada junto ao Centro Cultural de Samora Correia. 

A justificação para tamanho investimento foi uma justa e merecida homenagem ao Mundo do Circo. A produção foi bem conseguida e a intenção do promotor, José Ribeiro “Zé Morto”, um antigo artista do circo internacional, radicado em Samora Correia, foi a melhor.  É um homem com um amor sem fim ao circo, honesto e bem intencionado. Um sonhador sem limites. 

As gentes do Circo não precisam de tanto. Trapezistas, acrobatas, mágicos e palhaços são os mais humildes dos artistas. E os mais abandonados neste país e também no concelho de Benavente. Havia condições para fazer uma Gala digna com um terço do custo.

Temos famílias de artistas de circo radicadas no concelho que nunca tiveram apoios do município para montar as tendas nestas terras. Têm um património excelente de artefactos, cenários e pérolas do circo amontoado e a estragar-se quando poderia estar exposto.  

Quando os circos itinerantes se apresentam no concelho de Benavente não têm qualquer incentivo e têm de pagar ocupação do terreno (alguns proprietários não cobram), água, energia e taxas como qualquer outra atividade. Na maior parte das vezes não ganham para a bucha e passam mal. A CMB podia comprar os bilhetes a um preço mais acessível e oferecer a todas as crianças das escolas e jardins de infância. Isto é valorizar o circo e proporcionar alegria a todos.

Amar o Circo é olhar para esta nobre atividade cultural com os mesmos olhos com que olhamos para a música, a dança, o teatro, o desporto e os eventos de cultura tauromáquica tão apreciados neste Puro Ribatejo. 

Gastar 16 mil euros para um evento numa noite de circo é pornográfico. 

O que dirão os meninos do Jardim de Infância António Ganhão e da Escola Básica das Acácias quando crescerem. 

Dezenas de crianças têm um parque infantil suspenso com fitas vermelhas há quase dois anos porque alguns brinquedos estão por reparar e o Município de Benavente diz que está à espera de oportunidade para substituir. 

O centro escolar ali tão perto tem plásticos a tapar a vista para o cemitério e para evitar a entrada do sol porque os estores não funcionam há meses. 

Há salas de aula no concelho onde as crianças têm de levar mantas para suportar o frio. 

O Circo merece o nosso apoio. As crianças adoram o circo. 

Os trapezistas, ilusionistas e mágicos da política local não fazem milagres mas podem gerir melhor os recursos que têm. 

Com mais rigor e razão e menos clientelismo e emoção. 

Como diria o apresentador:  

“Viva o Circo 

O Maior Espetáculo no Mundo.” 

Opinião – Nelson Lopes  – Gestor de Comunicação