Opinião/2022 Joaquim Palmela Agosto 18, 2022 (Comments off) (287)

Opinião – O Governo a picar faturas

O secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba tem uma nova tarefa atribuída pelo Primeiro Ministro. Conferir todas as faturas emitidas pela Endesa a organismos públicos na tutela do Estado. O governante é economista e ainda tem uma visão perfeita para não deixar passar nada. 

Curioso é que são apenas as faturas da Endesa. Quanto aos outros fornecedores de energia, tudo como antes e quartel no Terreiro do Paço. 

António Costa exerceu o seu poder como represália ao alarmismo lançado pelo imprudente e politicamente incorreto Presidente da Endesa Nuno Ribeiro da Silva com a previsão de aumentos na ordem dos 40%. 

Imaginam o caos que seria se os secretários de estado tivessem que conferir e despachar milhões de faturas que entram diariamente na esfera do Estado?  

Este trabalho exigente, rotineiro e cansativo é exercido por assistentes técnicos com salários miseráveis, mas competentes na maioria dos casos. É validado por dirigentes intermédios antes de pago por tesoureiros das instituições. Depois deve ser auditado por Revisores Oficiais de Contas e sujeito ao escrutínio da Inspeção Geral de Finanças e Tribunal de Contas. 

Mesmo assim há faturas empoladas onde se incluem bens que não foram fornecidos e serviços que não foram prestados ou cuja realização foi desviada. A máquina do Estado tem melhorado, mas ainda tem acentuadas debilidades. 

E a ganância pelo dinheiro fácil e a corrupção parecem fazer parte do ADN de alguns decisores e servidores do Estado.  

 Opinião – Nelson Lopes  – Jornalista desde 1990. Gestor de Comunicação