Opinião – “Ser oposição em Benavente

Publicado em 26 Ago 2020
Comment: Off

Ao longo de 40 anos, a CDU tem governado a Câmara Municipal de Benavente com maioria absoluta, apenas interrompida na Assembleia Municipal, neste mandato 2017-2021, graças ao PS e PSD, que capitalizaram o voto dos descontentes. O PS que lidero neste mandato, conseguiu um dos melhores resultados de sempre desde 1976, que nos poderia ter dado a presidência da Assembleia Municipal de Benavente, caso um dos eleitos do PS ou PSD não tivesse votado na eleita da CDU, por voto secreto.

E por aqui começo a descrever o que é ser oposição neste concelho ? É dedicares vários anos de vida a uma causa, em nome de convicções políticas, princípios e valores de justiça social e fiscal, de igualdade, imparcialidade, isenção, desenvolvimento e progresso do Concelho de Benavente. é lutar contra uma rede de poder instituído com fortes ligações ao movimento associativo e instituições de solidariedade social, que merecem todo o respeito e consideração, pelo trabalho comunitário que desenvolvem, mas que ao ser subsidiado pela Câmara Municipal, fica muitas vezes comprometido eleitoralmente com essa força política, na hora de votar.

É lutar contra certa comunicação social subsidiada pela Câmara Municipal, que faz oposição ao PS e principal adversário do Presidente da Câmara Municipal, para que os subsídios pagos com o dinheiro dos impostos do povo, não lhes falte e se possível sejam aumentados. É lutar contra os favores e interesses individuais instalados, dos que comem à mesma mesa do anexo ilegal da casa do Presidente da autarquia. É observar na praça pública, por vezes, alguns militantes do próprio partido, a fazerem oposição aos seus eleitos. É ouvires o Presidente da Câmara Municipal, gabar-se de receber no seu gabinete, alguns dos militantes do PS, que vão fazer queixas dos eleitos do partido.

É assistires nas redes sociais, alguns que fazem parte do sistema e da rede de poder instituído ou que dela beneficiam, a tentar denegrir e descredibilizar a tua imagem, umas vezes com perfis falsos, outras com perfis verdadeiros. É assistires, por vezes, à incompreensão de alguns, que não entendem que estás na política para servir o bem coletivo, em vez dos interesses individuais.

É teres de pagar do teu bolso para fazer política. É perderes anos de vida por uma causa e missão pública. É uma luta de David contra Golias, onde os meios que tens são escassos para o desafio hercúleo que tens e que só o fazes porque acreditas e confias nos teus princípios, valores e capacidade, os quais achas necessários para o bem da democracia e do desenvolvimento e progresso do concelho de Benavente. Por tudo isto e muito mais que não me é possível descrever, digo ” ser oposição em Benavente, é uma luta de David contra Golias”.

Opinião

Pedro Pereira, Licenciado em Gestão Autárquica, Vereador da Câmara Municipal de Benavente e Autor do livro “Frases que podem mudar a sua vida”.

Noticias relacionadas