Opinião/2022 Joaquim Palmela Abril 27, 2022 (Comments off) (247)

Opinião- Solta o touro em Samora Correia  

A cidade ribatejana de Samora Correia já está engalanada para acolher uma maratona de 11 dias de touros nas ruas. Quinta-feira, 28 de abril, às 19h00 rebenta o morteiro e os touros irão saudar milhares de aficionados no imponente largo do Calvário e nas castiças ruas envolventes. 

A Feira Anual e Semana Taurina estão de volta depois de uma longa paragem forçada pela cornada do Covid 19 que colheu de morte dezenas de samorenses, boa parte aficionados de quem se vai sentir saudade por estes dias por fazerem parte das memórias do Puro Ribatejo. 

Os recortadores estão com a adrenalina em altas e fome de emoção taurina. Os touros também e irão aparecer folgados e cheios de desejo de distribuir sopa de corno. Alguns são puros e prometem emoção na estreia em largadas de rua. 

O ganadero Diogo Alexandre Damas, oriundo concelho de Azambuja, foi o escolhido para a colocação em exclusividade dos touros, novilhos, vacas e bezerros que irão animar as festividades taurinas em Samora Correia de 28 de abril a 8 de maio de 2022.  

A ganadaria estava contratada desde 2020 para realizar os eventos que foram cancelados devido à Pandemia da Covid 19. O ajuste direto da Junta de Freguesia tem um valor de 10 mil euros mais IVA. Uma bagatela se consideramos o impacto que os eventos taurinos têm na vida social e cultural. E o contributo para o desenvolvimento económico da cidade e para o reforço da identidade cultural.  

Os eventos são de acesso gratuito e para lá das largadas haverá fado, música filarmónica, dança sevilhanas, colóquios e exposições alusivas ao mundo rural.   

Uma Corrida de Touros está agendada para o dia 7 de maio com as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista no cartel. 

Samora Correia é uma cidade aficionada e faz jus à sua marca “Puro Ribatejo”. 

Solta o touro… 

Opinião – Nelson Lopes  – Jornalista desde 1990. Gestor de Comunicação