Os Autarcas eleitos na Assembleia e Câmara Municipal do Cartaxo
Os novos autarcas eleitos a 1 de outubro para a Assembleia e Câmara Municipal do Cartaxo tomaram posse no dia 11 de outubro, no Salão Nobre do edifício sede de Município, que foi pequeno para acolher mais de duas centenas de pessoas que assistiram ao ato de instalação dos órgãos autárquicos.
Presidente cessante da Assembleia Municipal deu posse aos novos eleitos municipais
Gentil de Sousa Duarte que presidiu à sessão de instalação dos órgãos autárquicos municipais para o mandato 2017/2021, afirmou ter sido uma “enorme honra, das maiores que tive na minha vida”, assumir a presidência da Assembleia Municipal. Para o autarca os objetivos que a Assembleia se colocou foram “na sua maioria cumpridos”.
Pedro Magalhães Ribeiro é o presidente da Câmara Municipal, reeleito pelo Partido Socialista, força política que obteve maioria absoluta na eleição para os dois órgãos autárquicos municipais. O executivo é composto por Fernando Amorim, Elvira Tristão, Pedro Nobre e Ana Bernardino – também do Partido Socialista –, e por Jorge Gaspar e Nuno Nogueira, eleitos pela Coligação Juntos pela Mudança.
Eleitos do Partido Socialista
Vereadores da Coligação Juntos pela Mudança
Augusto Parreira, do Partido Socialista, que foi eleito presidente da Assembleia Municipal, vai ter Marco Bruno Lavrador como 1.º secretário e Filipa Maltieiro como 2.ª secretária da mesa da Assembleia, eleitos na única lista que se propôs para constituir a mesa da assembleia e obteve 20 votos a favor e sete votos brancos.
Eleitos da mesa da Assembleia Municipal do Cartaxo
Novo presidente da Assembleia Municipal apela à participação de todos
Augusto Parreira, presidente eleito da Assembleia Municipal, lembrou que terminada a campanha eleitoral “deixámos de ser adversários e passámos a ser parceiros empenhados em encontrar soluções para os desafios do nosso concelho”, apelou a todos os membros que o ajudem a tornar este órgão autárquico “um espaço de equidade, de justiça e de apoio à inovação” porque “o Cartaxo precisa de todos”.
Pedro Magalhães Ribeiro afirma humildade perante maioria absoluta obtida nas urnas
O presidente da Câmara Municipal, reeleito pelo Partido Socialista, saudou os autarcas que “agora cessam funções”, destacando o trabalho de Gentil de Sousa Duarte “pela sua capacidade de envolver todas as forças políticas na dignificação da Assembleia, devolvendo-lhe o prestígio e tornando-a na assembleia que mais próxima esteve dos nossos concidadãos”.
Vendo nos resultados eleitorais “absolutamente inequívocos”, a expressão de que “os cartaxeiros, de cada uma das nossas freguesias quiseram, de forma muito clara, atribuir ao Partido Socialista no executivo municipal, uma maioria expressiva para que possamos cumprir com estabilidade, o nosso projeto político”, o autarca considera que “o reforço da confiança é também um reforço da exigência dos nossos concidadãos”.
Pedro Magalhães Ribeiro anunciou que na discussão pública que quer promover sobre a reorganização da circulação pedonal e rodoviária, serão avaliadas “todas as implicações financeiras e técnicas para a eventual reabertura da estrada nacional – EN3”.