Política Ana Mesquita Setembro 14, 2022 (Comments off) (207)

Os Verdes apelam à manutenção de serviços rápidos na Linha do Norte

O Partido Ecologista Os Verdes vai estar, esta quinta-feira, na Estação Ferroviária de Santarém, para apelar à subscrição de uma Carta Aberta a dirigir ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação reivindicando a manutenção de serviços rápidos na Linha do Norte, servindo as estações de Santarém e Entroncamento.

Com a entrada em funcionamento da nova ligação de Alta Velocidade, que ligará Lisboa ao Norte do país, está previsto retirar todo o serviço rápido de passageiros da linha do Norte (Alfas e Intercidades), ficando só a circular nesta linha os comboios de mercadorias e os comboios de passageiros mais lentos (inter-regionais, regionais e urbanos). Uma decisão que leva à eliminação de mais de dez comboios em cada sentido, deixando Lisboa mais longe e o Centro e Norte ainda mais longe obrigando a transbordos.

Os Verdes temem a “interiorização” do distrito de Santarém com a desclassificação da Linha do Norte e consideram esta uma medida contrária ao direito à mobilidade e em contraciclo com a urgente resposta aos desafios climáticos. 

Os Verdes realçam não discordar da construção da nova linha, atendendo à sobrecarga horária que estrangula há vários anos a linha do Norte. No entanto, consideram que esta não pode ser feita à custa do agravamento do serviço de passageiros no distrito de Santarém e do agravamento da interiorização do país.