Atualidade Destaque Sociedade Ana Mesquita Setembro 19, 2022 (Comments off) (219)

Patrícia Frazão é a nova Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo

As Piscinas Municipais do Cartaxo reabriram no sábado para uma noite de glamour, com a eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.

O recinto encheu rapidamente para ver os dez jovens – seis candidatas e quatro candidatos a usar as respetivas coroas – que não querem deixar morrer a tradição.

O espetáculo começou já com algum atraso, mas isso não fez demover as centenas de pessoas que ali se dirigiram na noite de sábado. E foi pela mão do Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge da Freguesia de Valada que foi dado o “pontapé” inicial. Seis elementos do Rancho recriaram uma cena à beira Tejo de outros tempos. Afinal, as mulheres já não lavam no rio, o som dos chocalhos dos animais já não assusta as lavadeiras e os pescadores, mas o Tejo continua aqui tão perto…

Depois desta recriação bem-disposta, subiu ao palco a Escola de Acordeão Andreia Sofia. E foi ao som dos acordeões que os candidatos e as candidatas começaram a desfilar e que se ouviram os primeiros gritos de incentivo das respetivas claques. O desfile em traje regional foi animado e, no fim, lugar à atribuição do primeiro prémio da noite: o prémio Vítor de Sousa, que distingue o mais, ou a mais, simpático ou simpática. Este prémio resulta das votações de todos os candidatos e, neste caso, distinguiu Maria Beatriz Antunes, candidata da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta.

A entrada para o desfile em traje casual foi acompanhada por dança, pelos alunos do Conservatório de Santarém com Juan Séller. E foi no final deste desfile que foi atribuído o prémio Fotogenia, criado na edição deste ano, e da responsabilidade de um fotógrafo profissional, Diogo Marques, que acompanhou as candidatas e os candidatos ao longo de todo o percurso. A escolhida foi Patrícia Frazão, candidata de Vale da Pedra.

Patrícia Frazão

Após um intervalo imprevisto, motivado por motivos técnicos (o funcionamento inesperado do sistema de rega), candidatos e candidatas regressaram ao palco para o último desfile da noite: o desfile em traje de gala, onde voltaram a ser vestidos pelo comércio do concelho, ao invés do que aconteceu nas últimas edições.

O glamour encheu a passerelle, bem como os nervos, dizemos nós, que pudemos constatar a “tremedeira” de alguns candidatos.

Tudo pronto para a atribuição dos prémios aos candidatos.

Assim, Rafael Tristão (União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta) foi eleito 2º Pajem e Francisca Paulos (Pontével) 2ª Dama de Honor; os candidatos de Vila Chã de Ourique, João Miguel Marques e Joana Ramalho, foram eleitos 1º Pajem e 1 ª Dama de Honor, respetivamente; e Vasco Mota (União de Freguesias Ereira e Lapa) e Patrícia Frazão (Vale da Pedra) são Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2022.

A noite terminou ao som dos The Town Bar, que foram atuando ao longo do espetáculo.