Pontével celebra Senhora do Desterro em grande

Pontével prepara-se para comemorar Nossa Senhora do Desterro em grande.
As festas arrancam esta sexta-feira e os motivos de interesse são mais que muitos.
Logo no dia de abertura realiza-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Desterro para a capela do Largo do Rio da Fonte, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (SFIP), marcada para as 18h30. A invocação e saudação à santa acontece pelas 19h. A animação musical no recinto tem início pelas 22h30, com os Geração 21, que vão animar a população até à Queima do Pinheiro, marcada para a meia-noite e meia. À 1h há um grandioso fogo de artifício e continua o arraial pelos Geração 21, ao mesmo tempo que a tenda eletrónica abre portas, com a animação garantida pelos DJ’s Vassalo e Usados com Garantia.
No sábado, e após a alvorada, a manhã é dedicada aos mais pequenos, com insufláveis, pinturas faciais e uma demonstração de Kempo. A Corrida de Carrinhos de Rolamentos arranca quando forem 15h e promete muitos momentos de diversão. À noite, há Festival de Folclore (21h); o arraial fica a cargo da Banda Majestic (22h30); Bruna sobe ao palco pelas 23h30; e à 1h há fogo de artifício, recomeça o arraial e abre a Tenda Eletrónica, com os DJ’s Vassalo e Francisco Cunha.
O domingo começa com a alvorada, às 8h, para animar os fregueses para uma manhã desportiva, com Zumba e ginástica, a partir das 10h. A vertente religiosa das Festas em Honta de Nossa Senhora do Desterro tem início pelas 16h, com a missa na Igreja Matriz seguida de procissão, acompanhada pela banda da SFIP. Após a procissão, a banda sobe ao palco da festa para um concerto, marcado para as 19h. A noite fica a cargo dos Bico d’Obra, a partir das 22h; David Antunes com Emanuel Moura e João Paulo Rodrigues sobem ao palco pelas 23h30. À 1h há nova sessão de fogo de artifício, recomeça o arraial e abre a Tenda, com os DJ’s Vassalo e VoxKash.
A segunda-feira da festa arranca com a alvorada, às 8h e, a partir das 12h, é servido o tradicional cozido à portuguesa. Para fazer a digestão, nada melhor que jogos tradicionais e matraquilhos humanos no recinto, a partir das 15h. Os Enigma vão animar o arraial (22h); Jorge Guerreiro sobe ao palco pelas 23h30; à 1h há novamente fogo de artifício, é retomado o arraial e os DJ’s Vassalo e Vito dão música na tenda.
O último dia dos festejos fica marcado pelo tradicional banho no rio da Fonte, às 10h; para as 16h está agendado um Sunset com Happy Hour com o DJ Bruno Vintém; a música continua no arraial, com o conjunto Kapital (22h) e o rei da noite, Quim Barreiros, toca os primeiros acordes quando forem 23h30. Após o concerto, pela 1h, os Quarentões 2023 passam o testemunho aos Quarentões 2024. Pela mesma hora abre, pela última vez em 2023, a Tenda Eletrónica, com os DJ’s Vassalo e Gonçalo Henriques. Com o regresso do arraial, pela 1h30, há a última sessão de fogo de artifício.