Projeto alimentação saudável nas escolas do concelho do Cartaxo

Está a decorrer nas escolas e jardins de infância do ensino público, o Projeto Alimentação Saudável, desenvolvido pela área de Educação e Juventude do Município, em especial dedicado às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, mas que abrange toda a comunidade escolar.

O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Ribeiro, informou o executivo, na reunião da Câmara Municipal que decorreu esta segunda feira, dia 20 de fevereiro, sobre as ações que estão a realizar-se nos estabelecimentos escolares do concelho, no âmbito do Projeto Alimentação Saudável.

A formação para toda a comunidade escolar, fiscalização diária das refeições servidas e inquéritos de avaliação aos pais, encarregados de educação, técnicos e crianças, os pais e encarregados de educação podem almoçar nos estabelecimentos de ensino, são algumas das ações que estão a decorrer.

Está a decorrer a iniciativa “Pai…Mãe Almoças Comigo Hoje?” que permite a um adulto por dia e por turma, almoçar com o seu educando e avaliar a refeição que é servida.

No que respeita a ações direcionadas às crianças, a área de Educação e Juventude do município, iniciou a iniciativa Mini Chef, integrada nas Atividades de Animação e Apoio à Família, a decorrer nos jardins de infância, o apoio à participação no programa nacional Heróis da Fruta, assim como, a presença da nutricionista no período das refeições.

O presidente disse que “a contratação de uma técnica nutricionista”, desde do início deste ano, “veio permitir um acompanhamento diário e atento às refeições escolares. Não só permitiu monitorizar ainda mais o serviço prestado pela entidade que fornece as refeições, mas também disponibilizar mais informação aos encarregados de educação”, referindo-se que a nutricionista ia estar presente diariamente nos estabelecimentos de ensino durante o período de refeições escolares, como também, publicação das ementas semanais no site da Câmara, com fotografias diárias dos alimentos servidos.

 

Noticias relacionadas

Deixe um Comentario

*