Projeto Reabilitar Troço a Troço em Santarém

O Município de Santarém promove no próximo dia 14 de maio, mais uma ação do Projeto “Reabilitar Troço a Troço” (RTT). Esta ação de reabilitação, a primeira de 2016, vai decorrer em dois troços de linha de água na União de Freguesias de Romeira e Várzea, no Ribeiro das Fontainhas e na Ribeira de Vilgateira. O troço da Romeira constituirá o primeiro exemplo de reabilitação com recurso a uma obra de Engenharia Natural.

O Projeto RTT é promovido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) do Município de Santarém, sendo um dos vetores da Estratégia Pública para a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos a Nível Local. Foi iniciado em junho de 2012 tendo sido reabilitados, até á data, 9 troços.

O objetivo primordial do projeto RTT consiste em sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspetiva de troço a troço, restabelecer a conetividade dos cursos de água. Sendo este um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na proteção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.

O Município de Santarém convida todos os interessados a participarem na ação do Projeto RTT do dia 14 de maio, pelas 9h30m no Ribeiro das Fontainhas, junto à Fonte da Romeira e pelas 15h00m, na Ribeira de Vilgateira (Rio de Pau) junto à Rua da Escola de Vilgateira. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através da EMAS: emas@cm-santarem.pt.

9h30m – Concentração na Romeira no Ribeiro das Fontainhas, junto à fonte da Romeira;

9h45m – Assinatura do Termo de Parceria entre a Câmara Municipal de Santarém e a Ecosalix

10h00m – Aprestação do projeto de Engenharia Natural pelo Engº Aldo Freitas da Ecosalix

10h20m – Inicio da ação de reabilitação do Ribeiro das Fontainhas

15h00m – Concentração na Vilgateira, na Ribeira da Vilgateira, junto à Rua da Escola

15h15m – Inicio da ação de reabilitação da Ribeira da Vilgateira

 

Deixe um Comentario

*