Atualidade Sociedade Ana Mesquita Julho 27, 2022 (Comments off) (224)

proTejo denuncia que poluição vinda de Espanha está a invadir o Tejo

O movimento proTEJO denuncia, em comunicado, que “a poluição de bloom de algas (cianobactérias) de extrema toxicidade e com cheiro de putrefato”, vinda de Espanha, já chegou a Portugal, “a Vila Velha de Ródão”.

O proTEJO recorda que este bloom de algas “identificado na barragem de Alcântara em 26 de junho do ano corrente, já chegou ao rio Tejo em Vila Velha de Ródão e irá progredir contaminando todo o rio Tejo a montante da barragem do Fratel”.

Neste contexto, “o proTEJO considera que o Senhor Ministro do Ambiente e Ação Climática deve exigir explicações ao seu congénere espanhol visto que esta situação constitui um agravamento adicional do estado ecológico das massas de água do rio Tejo em Portugal em incumprimento da Convenção de Albufeira”.

O proTEJO considera, por isso, “que se encontram reforçados os fundamentos para apresentar uma Ação Judicial Contra os Estados Português e Espanhol e uma Queixa à Comissão Europeia contra os governos de Portugal e Espanha, assente no incumprimento da Diretiva Quadro da Água, por permitirem uma gestão das barragens para a produção hidroelétrica com critérios meramente economicistas de maximização do lucro”.