Psiquiatria do Hospital de Santarém distinguida pelo Prémio BPI

Publicado em 16 Dez 2020
Comment: Off

O projeto OficINa.Com da Associação r.INseRIR – Oficinas Para Todos E Para Cada Um, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), cujo foco é a dinamização de projetos de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental mobilizando a arte como ferramenta terapêutica, foi distinguido com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros.

Carla Ferreira, enfermeira especialista e coordenadora do OficINa.Com, explica que “o prémio permitirá a dinamização de oficinas de arte e a reciclagem de móveis que fizeram parte da história e do espólio do HDS, assim como a aquisição de equipamentos informáticos e um programa de reabilitação cognitiva, uma vez que a doença mental é geradora de défices cognitivos”.

“Através da utilização de um Sistema Informático inovador, ‘RehaCom’, será possível os participantes desenvolverem as competências artísticas associadas à reabilitação cognitiva”, desenvolve. E acrescenta:

“Esta dupla vertente de intervenção num único espaço possibilitará uma intervenção ímpar na capacitação e inclusão da pessoa com doença mental.”

O OficINa.Com surge como desenvolvimento do projeto OficINa, financiado pelo Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade” no valor de 47.500 euros, que prevê a construção até ao início de 2021 de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS. O objetivo é “dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental”.

Noticias relacionadas