Ribeira de Perofilho recebe primeira Ação de Conservação

A primeira Ação de Conservação na Ribeira de Perofilho, junto à Rua da Fonte em Perofilho, teve lugar esta quarta-feira, dia 24, pelas 9h30, numa parceria entre o Municipio de Santarém e a União de Freguesias da Romeira e Várzea (UFRV).

Esta intervenção decorreu no âmbito do projeto ambiental Reabilitar Troço-a-Troço (RTT) e contou com a participação de Artur Colaço, Presidente da UFRV, dos trabalhadores da UFRV e de Beatriz Pereira, voluntária que se associou ao evento influenciada pelo movimento de Greta Thunberg, jovem ativista sueca que luta contra as alterações climáticas.

De referir que, esta iniciativa da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) da CMS, consistiu na realização de trabalhos de manutenção e conservação, através do corte de vegetação infestante, pela substituição por árvores e arbustos autóctones, na reabilitação realizada em fevereiro, no âmbito da Conferência “Repaginar Rios e Ribeiras”.

O RTT é um projeto de engenharia ambiental que visa a capacitação para a inovação na gestão sustentável da Água, comprometido com a dinâmica de participação ativa dos cidadãos como garantia da sustentabilidade do território, protegendo, preservando e conservando o Ambiente, tendo sido reconhecido no ano 2016, pela UM-Cidades da Universidade do Minho, enquanto exemplo de boas práticas ambientais. Desde 2010, o Município tem reabilitado troços de rios e ribeiras, em diversas localidades do Concelho, contado até ao momento com 20 troços reabilitados numa extensão de 3063m de linhas de água intervencionadas.

Noticias relacionadas